Os autores do trabalho realizaram uma revisão de 72 artigos da literatura médica sobre a aplicação intra-articular de medicações para o tratamento de doenças do quadril, com o objetivo de identificar as vantagens e riscos deste procedimento.
A aplicação de intra-articular no quadril pode ser realizada por diversos métodos, tanto em ambiente hospitalar, quanto em clinicas especializadas. O médico pode lançar mão de ultrassonografia ou radiografia portátil para localizar o ponto correto de infiltração, podendo ser aplicado corticoides, ácido hialurônico (AH) ou plasma rico em plaquetas. Espera-se que através desse método o paciente tenha alivio da dor e melhores resultados nos processos de reabilitação.
O estudo mostra que, para aplicações com corticoides, os pacientes demonstraram algum alívio da dor e melhora do arco de movimento nas primeiras 12 semanas após o procedimento. A ocorrência de infecção é rara, sendo 1 caso para 15000 aplicações apresentando infecções superficiais, e apenas um caso na literatura relatando infecção profunda grave. A utilização do corticoide também não aumentou o risco para infecção após a realização de artroplastia total do quadril subsequente.
Quando foi estudado a utilização de AH, os resultados foram contraditórios. Os trabalhos apontam que a dose única de AH não é melhor do que o placebo no alivio da dor e recuperação funcional, após 12 semanas. Entretanto, aplicações semanais podem surtir algum efeito sobre a dor nos primeiros 6 meses. Existem indícios que os pacientes com quadros mais avançados de osteoartrite possam ter mais benefícios com esta medicação. As complicações decorrentes deste procedimento foram dor e inchaço no local da aplicação, sem maiores consequências para a saúde do paciente.
Poucos foram os trabalhos que abordaram o plasma rico em plaquetas para o quadril, não permitindo comprovar eficácia desta medicação para coxartrose.
Ao se estudar a população com impacto fêmoro acetabular submetido a esse tratamento, apenas a utilização de AH demonstrou algum potencial benefício sobre a dor.
Como conclusão do trabalho temos que na presença de coxartrose, a utilização de corticoides pode trazer algum alívio para o paciente, entretanto, mais estudos serão necessários antes de se poder indicar a infiltração com AH ou plasma rico em plaquetas.
Autores
Sivashankar Chandrasekaran,1 Parth Lodhia,1 Carlos Suarez-Ahedo,1 S. Pavan Vemula,1 Timothy J. Martin,1 andBenjamin G. Domb1,2,*
Este texto é um resumo produzido com a participação do Dr. Eliseu Félix Barros durante discussão semanal do Grupo de Estudos de Pelve, Acetábulo e Fêmur.