A tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Dessa forma, garante o equilíbrio do organismo. A glândula possui forma de borboleta (com dois lobos) e se localiza na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão.
Ela atua diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças e de adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional. Para atletas e praticantes de atividades físicas ela está diretamente ligada ao correto funcionamento do corpo com impactos no desempenho.
Quando a tireoide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertiroidismo). Nos dois casos, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio. Esses problemas podem ocorrer em qualquer etapa da vida e são de simples de se diagnosticar.
De Acordo com a Dra. Marina Rezende, Médica Endocrinologista e Metabologista da Arena Ortopedia Esportiva, todo diagnóstico deve estar embasado em avaliação médica através de exames.
#sbem #SociedadeBrasileiradeEndocrinologiaeMetabologia #endocrinologia #metabologia #tireoide