De acordo com Evandro Vasconcelos, Nutricionista do Esporte na Arena Ortopedia Esportiva e no Clube Atlético Mineiro, “A alimentação saudável e diversificada é fundamental para oferecer uma melhor qualidade de saúde para atletas e também para quem não pratica atividades físicas. Dentre as funções principais está o equilíbrio fisiológico do corpo, equilíbrio ao longo do envelhecimento e o controle do ganho de gordura”. Evando ainda salienta que “A nutrição correta deve ser um hábito para seguir por toda a vida”.
Cuidar do coração é fundamental a todos, principalmente para quem pratica uma atividade física de alto impacto. O recomendável é que o praticante de esportes visite o cardiologista para exames ao menos uma vez ao ano.
Já o ortopedista deve ser procurado sempre quando observada qualquer tipo de dor que não se resolva com um analgésico simples, compressas de gelo ou com repouso. É necessário frisar que nos casos em que há persistência da dor, é preciso realizar avaliações para excluir patologias mais sérias que podem vir a agravar com a prática de esportes.
A cabeça do atleta é outro departamento. Frustrações, ansiedade, pressões por vencer e por alcançar resultados, são comuns. Neste aspecto estar bem, em equilíbrio emocional, é parte da busca do atleta por melhores condições de saúde e a psicologia esportiva pode ajudar muito.