A tenossinovite de DeQuervain é uma inflamação de tendões que movimentam o polegar.
Essa inflamação gera dor local e acontece quando o túnel por onde passam os tendões sofre um estreitamento, dificultando o movimento do dedo.
O diagnóstico é feito pela história clínica do paciente, que se queixa de dor no punho e através do exame físico no consultório, que inclui o chamado “teste de Finkelstein”. Além disso, exames de imagem como a ressonância ou ultrassom são usados para confirmar o diagnóstico e para documentar os casos.
O tratamento a princípio é não cirúrgico e começa com imobilizações com órteses, fisioterapia e uso de anti-inflamatórios. A cirurgia passa a ser indicada somente em casos em que não há melhora da dor com os tratamentos iniciais.
Dr. Felipe Armanelli, Ortopedista e Cirurgião de Mão na Arena Ortopedia Esportiva, explica que a cirurgia é feita com anestesia local e sedação e o paciente normalmente é liberado do hospital no mesmo dia. A melhora da dor costuma ser muito boa e muito rápida.
#ortopedia #ortopediaesportiva #cirurgiadamão #sbot #sbcm #tenossinovite #DeQuervain #mão #tendão #polegar #dor #tratamento #arena