Jogadores de futebol possuem muitas rotinas compartilhadas como treinos, viagens e concentração, onde sempre fazem as refeições juntos. Alguns possuem preferências alimentares específicas, o que exige um cardápio diferente e adaptado.
Os argentinos Messi e Aguero são vegetarianos e o colombiano Sebástian Pérez é Vegano, ou seja, por opção e estilo de vida não consome nenhum produto de origem animal (leite, ovos, carnes, aves ou pescados). O vegetarianismo no futebol não é novo. Stanley Matthews (na foto), que disputou as Copas de 1950 e 1954, foi o primeiro inglês a ganhar o prêmio Bola de Ouro em 1956 e também não comia carne.
Segundo Evandro Vasconcelos Nutricionista da Arena Ortopedia Esportiva e do Clube Atlético Mineiro, a opção pelo vegetarianismo ou veganismo pode não impactar no desempenho dos atletas se for observada a correta absorção de nutrientes e vitaminas, como as do completo B, o Ferro e a Ferritina, que são normalmente oferecidas nos alimentos de origem animal.
Em todos os casos é importante que o atleta faça um acompanhamento nutricional para manter a saúde e o bom rendimento físico.
E você? Conhece algum atleta ou praticante de atividade física que adotou o vegetarianismo ou veganismo como estilo de vida e alimentação? Conte pra nós!