Dr. Eliseu Félix Barros, é Ortopedista e cirurgião com especialidade em Quadril, parte do time de médicos da Arena Ortopedia Esportiva e também atende em outros hospitais e na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte onde integrou a equipe médica responsável pelo transplante.
O primeiro transplante ósseo da Santa Casa aconteceu no dia 23 de outubro de 2018. O paciente, um senhor de 82 de idade, estava sofrendo demais ao caminhar. Ele conviveu durante muitos anos com o problema após um acidade de trabalho e há 10 anos após um novo acidente colocou uma prótese.
A solução então para o caso foi o transplante de osso. Devido ao fato de que a necessidade de osso era muito grande não foi possível retirar o enxerto do próprio paciente, que precisava do tecido em grande quantidade.
O osso triturado liofilizado foi encaminhado pelo Banco de Tecidos Musculoesqueléticos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Rio de Janeiro.
De acordo com o ortopedista, Dr. Eliseu Félix Pereira Barros, o transplante é uma solução alternativa viável para pessoas com defeitos ósseos graves e o procedimento é acessível pelo SUS. “A possibilidade de rejeição entre doador e paciente é mínima. A demanda por esse tipo de cirurgia é grande e a nossa expectativa é realizar o próximo ainda em novembro”, revelou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Santa Casa BH
Assista à matéria apresentada pela Rede Globo (MG TV)