Bioimpedância é um exame realizado em um aparelho semelhante a uma balança, que através da passagem de correntes elétricas de baixa intensidade (imperceptíveis para o paciente), é capaz de medir a composição corporal. Então, em segundos o aparelho mede a quantidade e a porcentagem de gordura, músculos, água e minerais do corpo como um todo e de cada parte específica, como a composição dos braços, pernas e tronco.
Esses dados, aliados à avaliação clínica, são fundamentais para que o médico possa estabelecer quais as melhores estratégias nutricionais e de treinamento para atingir os objetivos do paciente. Pois dois pacientes com o mesmo peso podem ter quantidades muito diferentes de gordura e músculo, e essas informações são imprescindíveis para a prescrição ideal da dieta e individualização do exercício físico (carga, intensidade, frequência, etc).
Essa tecnologia é muito útil também na avaliação dos resultados no decorrer do acompanhamento médico, pois esclarece dúvidas fundamentais, definindo por exemplo se um ganho de peso em determinado período foi devido a aumento da gordura corporal, retenção de líquidos ou aumento da massa muscular.
A bioimpedância é uma ferramenta confiável e segura, não envolvendo radiação ou outros riscos e podendo ser repetida quantas vezes for necessário.